mercredi 5 mai 2010

Impressoes Importantes

Sempre escutei muita gente dizendo que o mais dificil aqui, para os recém-chegados, é a lingua. Realmente a lingua e uma enorme barreira à tudo, e precisa ser vencida. Mas, já nestes primeiros 10 dias pudemos perceber uma barreira, que imagino ser pior, mais perigosa e silenciosa do que a língua: é o fator emocional.
O choque cultural, quando chegamos aqui, é enorme! Sem conhecer ninguém, sem ninguém lhe conhecer, sem ter nenhum documento, começar tudo do zero... só quem sabe o peso disso é quem já viveu. Conhecemos um brasileiro no metro de Montreal, que estava desesperado, estava a mês aqui, e um mês em depressão sem conseguir dormir, uma pessoa bem preparada que fala inglês e francês, professor universitário, e que nos disse: "É mais forte do que eu, não estou me reconheço, preciso voltar ao Brasil urgente!"

A boa notícia é que cada pessoa reage diferente, uns sentem mais, outros menos, mas, como aquele homem disse que jamais imaginava algo assim com ele.

Não quero desanimar ninguém, apenas chamar a atenção para se preparem psicologicamente pra enfrentar esse choque.
Meus conselhos:
Não seja auto-confiante demais, seja humilde, precisamos pedir ajuda para as coisas mais simples, isso é a morte para os orgulhosos;
Quanto mais você souber francês e inglês melhor;
Procure fazer, a partir do Brasil, a maior rede de amigos possível, contactar uma igreja é uma excelente idéia, foi o que fizemos e estamos sendo super bem acolhidos (uma família da igreja está nos acolhendo e sua casa);
Ter paciência, com o tempo as coisas vão voltando ao normal.

Do mais, aqui é maravilhoso, tudo muito organizado, as pessoas são educadas e comedidas, tem trabalho pra todo mundo, com paciencia todos chegam la.
Aqui existe pobreza, mas o pobres sao os que nao querem trabalhar e/ou sao viciados.

3 commentaires:

César, Valéria, Lara e Anaclara a dit...

Por isso agradeço a Deus todos os dias pelo fato de estarmos indo para ficar inicialmente com minha cunhada e sua família. A companhia, o apoio e as dicas deles nos ajudarão demais.

E a vida segue...

Unknown a dit...

Voces nao tem ideia do valor disso.

Deus os abençoe,

merciquebec a dit...

Oi guilherme e família!! estamos adorando as aventuras de vcs!! posts preciosos como este fazem diferença!! sobre a igreja, depois gostaria de saber qual vcs estão frequentando, pois ainda estamos a procura da nossa. merci. bjokas. elen e cleber=0)