jeudi 16 avril 2009

Encontro de futuros imigrantes - casais com filhos

Oi gente,
Esse encontro foi em janeiro, mas só agora organizei as fotos.
Foi tudo muito bom; conhecer vocês, compartilhar informações, se divertir com as crianças,
churrasquinho, piscina...
Sucesso para todos nessa nova caminhada rumo às terras geladas, se precisarem de alguma coisa... dêem um toque.



Posted by Picasa

mercredi 1 avril 2009

TCF pour le Québec

Gente,

Como Guilherme comunicou no último post, poderemos não fazer a entrevista e estamos muito alegres, graças a Deus. Mas o realmente queria colocar aqui é a transcrição do texto do site oficial do CIEP - Centre international d'études pedagogiques indicado pelo Escritório na carta que recebemos.

Achei muito interessante e pensei que talvez podesse tirar a dúvida de muita gente. Será que os candidatos à imigração poderiam se antecipar e mandar juntamente com o dossiê este certificado de frânces ? Adiantaria o processo ou aumentaria a pontuação de muitos ? Se eu tivesse acesso a essa informação antes acho que arriscaria. Vale a pena pesquisar...

ass. Vanessa
Segue o texto e o link.

TCF pour le Québec

O que é o «TCF para o Quebeque»?

O «TCF para o Quebeque» foi concebido especificamente para satisfazer as normas do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais e corresponde unicamente às necessidades de pessoas que tenham o projecto de se instalar duradouramente no Quebeque.

O «TCF para o Quebeque» compreende duas provas:

  • Compreensão oral (30 perguntas). Durée de cette épreuve : Duração desta prova: 30 minutos.
  • Expressão oral (6 perguntas). Durée de cette épreuve : Duração desta prova: 15 minutos

A sua atestação do «TCF para o Quebeque» só é válida para fazer um pedido de imigração. Não pode utilizá-la para integrar, por exemplo, uma universidade francesa.

Quando é que devo me inscrever numa sessão do “TCF para o Quebeque”?

As sessões do "TCF para o Quebeque" são organizadas várias vezes por ano. Os centros habilitados estão autorizados a organizar tantas sessões quanto o desejarem nos dez últimos dias de cada mês. Cabe-lhe a si contactar, o mais rapidamente possível, o centro habilitado TCF mais próximo do seu domicílio.

Onde é que posso inscrever-me e onde obter informações acerca do “TCF para o Quebeque”?

O centro habilitado TCF mais próximo do seu domicílio pode informá-lo acerca:

  • Das datas das sessões
  • Do procedimento de inscrição
  • Do lugar de passagem das provas
  • Do preço
Clicando neste link obterá a lista dos centros habilitados “TCF para o Quebeque”.

Em caso de resultados insuficientes, posso voltar a passar o TCF para o Quebeque?

Pode passar o exame do “TCF par o Quebeque” tantas vezes quantas quiser. Porém, deve deixar passar dois meses antes de cada passagem.
Por exemplo, se passar o “TCF para o Quebeque” no dia 20 de Janeiro, não poderá passá-lo, novamente, antes de 20 de Março do mesmo ano.

Qual é o prazo de entrega da minha atestação e onde posso levantá-la?

De modo geral, a atestação é enviada dentro de um prazo aproximativo de 20 dias após a passagem do exame do “TCF para o Quebeque”. Deve levantar a sua atestação directamente no centro em que efectuou as provas do “TCF para o Quebeque”.

Os seus resultados serão comunicados, paralela e directamente pelo CIEP, ao Ministério de Imigração e das Comunidades Culturais do Quebeque. Porém, deve inserir a sua atestação na sua pasta de pedido de imigração mesmo se o Ministério possui os seus resultados.

A minha atestação do “TCF para o Quebeque” tem uma duração de validade ilimitada?

A sua atestação tem uma duração de validade limitada. Esta duração é de dois anos.

Por exemplo, se passar as provas do “TCF para o Quebeque” em 18 de Maio de 2007, a sua atestação será válida até 17 de Junho de 2009. Passada esta data, a sua atestação deixa de ser válida.

Que nível deve obter para que a minha pasta de imigração seja aceite pelos serviços de imigração do Quebeque?

A sua atestação do «TCF para o Quebeque» não é o único documento que lhe será pedido pelos serviços de imigração do Quebeque. Também deve fornecer outros justificativos (financeiros, profissionais, etc.).

A partir da sua atestação do «TCF para o Quebeque”, o seu nível de competência em francês será estimado como suficiente ou não pelos serviços de imigração. Este nível pode variar consoante os critérios. Cabe aos serviços de imigração dar-lhe uma resposta assim que o conjunto de peças da sua pasta for analisado.

Existe uma preparação às provas do TCF para o Quebeque?

Pode preparar-se à prova de compreensão oral que figura em duas obras:

Também pode conectar-se a dois sítios Web que lhe proporão exercícios de treino:

Não se esqueça que o TCF para o Quebeque só comporta duas provas:

  • Compreensão oral (30 perguntas). Duração desta prova: 30 minutos
  • Expressão oral (6 perguntas). Duração desta prova: 15 minutos

Novidade! A Terceira Carta

Ontem recebemos mais uma carta dos escritório de Québec com uma grande notícia! A carta diz que analizaram nosso dossié e que podemos fazer um teste de francês e sermos dispensados da entrevista. Claro, este teste é na Aliança Francesa, o TCF, e somente eu preciso fazer e tirar uma nota 4.
Poxa, como estamos felizes, estávamos vendo todo mundo ser chamado para entrevista e a gente nada, mas estávamos esperando na vontade do Senhor. A menos de um mês, um casal querido nosso, Jeferson e Raíssa, receberam esta mesma carta e disseram que também receberíamos, pois é, foi uma profecia...